A prefeitura Municipal de Doutor Severiano- RN, junto com o Fonoaudiólogo do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) Bruno Giordano, implantaram a Triagem Auditiva Neonatal e o Teste da Linguinha, para todas as crianças nascidas do Município. O Deficiente auditivo que tem o problema diagnosticado precocemente e começa o tratamento, com uso do aparelho de amplificação sonora individual, até os seis meses de idade, pode aprender a falar de maneira próxima à de uma criança ouvinte. Por isso é importante a realização do chamado TESTE DA ORELHINHA (Triagem Auditiva Neonatal), um programa de avaliação da audição em recém-nascidos, a partir de hoje, o município tem como objetivo zerar o índice de pessoas que não desenvolveram a Fala, dando essa oportunidade de aquisição da linguagem oral.
Uma perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras necessárias para a aquisição da linguagem. Ou seja, a pessoa com dificuldade para ouvir, se não tratada, deixará de receber estímulos importantes para aprender a falar. O grande problema é que a maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças só acontece quando elas já têm três ou quatro anos, e o seu desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem já está comprometido, bem como a não colaboração das famílias no processo de reabilitação.
Quanto o TESTE DA LINGUINHA é um exame padronizado através do uso de um protocolo que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precocemente das limitações dos movimentos da língua causadas pelo "freio lingual curto" que podem comprometer as funções: sugar (amamentar), engolir, mastigar e falar.
A REALIZAÇÃO DOS EXAMES estão sendo feitos após 24 horas de nascido e até o primeiro mês de vida, ao dar entrada na Unidade Mista do Município, o bebê deve está dormindo e bem alimentado, munidos com os devidos documentos, CADERNETA DA CRIANÇA, cartão do SUS, certidão de Nascimento. O exame é indolor, não machuca e não tem contraindicação, o resultado é imediato, sendo em alguns casos necessário o re-teste com 15 dias. Se houver suspeita de deficiência, a criança será encaminhada para avaliações otológica e audiológica completas.
O Governo Municipal Com os Jovens Todo Dia, através do Programa Microcrédito do Empre [...]
A Prefeitura Municipal, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e [...]
No dia 06 de janeiro, a Gestão Municipal realizou evento de encerramento do Natal da [...]