28 DE JULHO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus hepatotrópicos que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. São consideradas um problema de saúde pública pelo potencial de causar complicações hepáticas graves como a cirrose, o câncer hepático e até mesmo o óbito quando não tratadas em tempo oportuno.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.
O modo de transmissão pode ser por via fecal-oral, relacionadas ao vírus A e E, e pela via sanguínea e sexual, relacionadas ao vírus B, C e D. As hepatites B e C são consideradas um problema de saúde pública pelo potencial de causar complicações hepáticas graves como a cirrose, o câncer hepático e até mesmo o óbito quando não tratadas em tempo oportuno.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado. Para tanto, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
O Governo Municipal Com os Jovens Todo Dia, através do Programa Microcrédito do Empre [...]
A Prefeitura Municipal, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e [...]
No dia 06 de janeiro, a Gestão Municipal realizou evento de encerramento do Natal da [...]