PRÁTICA INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES



#Saúde Pública | 11 de Novembro de 2021

O Brasil é referência mundial na área de Práticas Integrativas e Complementares na atenção básica, uma vez que as ações desenvolvidas estão direcionadas à prevenção e promoção à saúde com o objetivo de evitar o adoecimento.

Para tanto, evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares, dentre os quais pode-se destacar: relaxamento e bem estar, alívio da dor e da ansiedade, diminuição de sinais e sintomas de doenças, redução do uso de medicamentos, fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da qualidade de vida, dentre inúmeros outros benefícios.

Diante disto, o município de Doutor Severiano vem realizando a oferta semanal de: auriculoterapia, ventosaterapia e massoterapia, em primeiro instância para os profissionais do município a fim de difundir a existência das práticas e seus benefícios. E, para fortalecer ainda mais a execução dessas práticas, a Gestão "Com os jovens todo dia" fez a aquisição de grande quantidade de material permanente e materiais de consumo para a ampliação do público contemplado. 🥰


Avanços para um SUS efetivo, com acolhimento, garantia de clínica amplicada com foco centrado no cuidado integral à população severianense e resolutiva.