Ação de combate e prevenção a leishmaniose (calazar) no Sítio Lagoa de Dentro.



#Saúde Pública | 31 de Julho de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde SMS, realiza ação de combate e prevenção a leishmaniose (calazar) no Sítio Lagoa de Dentro.

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a SES, Vigilância Sanitária, ACE e ACS, realizou durante o mês de Julho de 2018, na comunidade do sítio Lagoa de Dentro ações para o controle da Leishmaniose.

A leishmaniose visceral (VL), também conhecida como calazar, é a forma mais grave da leishmaniose. Se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 95% dos casos.

O calazar é endêmico em 47 países – sendo altamente endêmico no subcontinente indiano e no leste da África – e aproximadamente 200 milhões de pessoas correm o risco de serem infectadas. Estima-se que 200 a 400 mil novos casos de calazar ocorram anualmente no mundo. Mais de 90% dos novos casos ocorrem em seis países: Bangladesh, Brasil, Etiópia, Índia, Sudão do Sul e Sudão.

Tais ações tiveram como objetivo a detecção precoce de cães reagentes ao teste rápido e no caso dos reagentes a coleta de sangue para exame sorológico como preconiza o protocolo adotado pelo Ministério da Saúde em 100% da população canina da referida localidade, bem como a captura e identificação do mosquito palha (transmissor da doença).

Durante a realização das ações a população foi esclarecida sobre o que é a doença, via de transmissão, sinais e sintomas e principalmente sobre a importância e necessidade de combater o mosquito transmissor.

Conscientização e alerta a população sobre os métodos de prevenção é o caminho para o combate a doença.