PRIMEIRO IMPLANTE COCLEAR EM UM PACIENTE DE DOUTOR SEVERIANO/RN.



#Saúde Pública | 17 de Julho de 2020

PRIMEIRO IMPLANTE COCLEAR EM UM PACIENTE DE DOUTOR SEVERIANO/RN.

Foi realizado na quarta-feira, dia 15 de julho, o 1º implante coclear em um paciente de Doutor Severiano/RN. O diagnóstico de perda auditiva do mesmo se deu através da realização do teste da orelhinha no primeiro mês de vida, conforme recomendação, pelo fonoaudiólogo do município, Bruno Giordano.

O recém nascido, na época, foi encaminhando para linha de cuidado para adaptação de prótese auditiva, localizado no Hospital do Coração, em Natal/RN.

O procedimento ao qual o mesmo foi submetido consiste em implantar um dispositivo eletrônico em pessoas com grande perda de audição, de forma que, através deste, o paciente surdo volta a ouvir, com ajuda da medicina e tecnologia.

Após trinta dias da cirurgia, o médico conecta o implante externo ao interno, e o paciente ouve os primeiros sons, passando por adaptação até ouvir com clareza. Com isso, há melhora significativa da qualidade de vida e, quando precoce, além do ganho auditivo, proporciona o desenvolvimento da linguagem oral e a integração do implantado a todos os ambientes sonoros que nos rodeiam, inserindo-o na sociedade e dando-lhe a capacidade de enfrentar e desfrutar do exigente mundo do som em que vivemos no dia-a-dia.