Encontro da Juventude



#Gestão Pública | 02 de Setembro de 2021





























































































A Gestão Municipal de Doutor Severiano (RN) "Com Os Jovens Todo Dia", por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania em articulação com as demais secretarias municipais, realizou neste dia 31, terça-feira, o Encontro da Juventude, com o tema: "Muitas vozes unem-se na luta pelos direitos e descobertas das potencialidades da juventude". O evento objetivava culminar as atividades do "Agosto Jovem". Mês esse, que reforça e evidencia a luta pela garantia e desenvolvimento de políticas públicas destinadas à população jovem, visando, dessa forma, auxiliar em sua jornada de construção de identidade e conquista do seu espaço no corpo social ao qual pertence.
A cidade de Doutor Severiano, reconhecendo que as raízes do seu futuro estão em sua juventude, posiciona os jovens como o centro do seu governo, priorizando-os, verdadeiramente. Este momento oportunizou, por meio de estandes, a demonstração de um trabalho minucioso executado pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Obras e infraestrutura. Individualmente e com maestria, cada secretaria apresentou o seu ofício, a sua forma de intervir e fazer parte da trajetória dos nossos jovens.
Na perspectiva da educação, a qual acolhe, ensina, educa e transforma, os estudantes severianenses são agraciados com um ensino de qualidade, que busca incluir e, sobretudo, estimular o protagonismo juvenil e a consagração de talentos. Na área da Saúde, a prestação de serviços é ampla e diversificada, desde atendimento médico (Clínico geral), odontológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico, nutricional, educador físico e acompanhamento psicológico. Além de disponibilizar orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A Assistência Social (SUAS) apresenta um mosaico de programas, desde o Cadastro Único (CadÚnico) até a emissão de documentos, como, por exemplo, o Registro Geral (RG), ID Jovem e alistamento militar (Carteira de Reservista). Nesse ínterim, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) evidencia os serviços da proteção social básica e o Serviço de Convivência como um ambiente transformador, responsável por significativas alterações na realidade de vida de muitos severianenses, promovendo, em primeira instância, a socialização entre as crianças e adolescentes e o desenvolvimento de atividades socioeducativas.
Nessa égide, é válido salientar que, o município de Doutor Severiano é contemplado com o Selo UNICEF pela 5° vez consecutiva. Prêmio esse, que reforça o compromisso com nossas crianças e adolescentes.
No âmbito do trabalho de Obras, infraestrutura e agricultura, o município é referência na pavimentação da zona urbana e rural, iluminação pública com lâmpadas de led, fornecendo, ampliação e construção de espaços públicos, contribuindo assim com a garantia da mobilidade e segurança à população jovem.
O cerimonial contou com a presença e fala de algumas autoridades e parceiros: Gabriel Medeiros de Miranda (Coordenador Estadual da Subsecretaria da Juventude do Rio Grande do Norte); Emanuele Martins (Prefeita do municipio de Ererê, CE); Jordão Estevam Nogueira (Diretor Comercial da BRISANET); Lúcia Pereira (Analista do SEBRAE); Bécia Mastena (Conselheira Municipal de Juventude), Crisna Meneses (Diretora de relacionamentos da UNP – Polo de Pau dos Ferros); Adriéle Oliveira (Secretária Municipal de Juventude e Cidadania); Alvaneide Bessa (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores) e a Vice-prefeita (Maria Lobo Gonçalves) e Prefeito (Francisco Neri de Oliveira). Autoridades que presentearam os jovens com palavras de encorajamento, motivação, superação e persistência.
Ademais, o cerimonial registrou ainda a presença das autoridades municipais: vereadores, secretários, procuradores, assessores, diretores das escolas municipais e estadual, coordenadores das diversas áreas, diretores do SAAE, técnico da Emater, Diretor do FUNPREV, articulação municipal do Selo Unicef, Polícia militar, líderes religiosos, conselheiros tutelares, conselheiros do CMDCA, Articulador do NUCA, e servidores da prefeitura municipal, Comunicador Barbosa de Freitas, visitantes e Presidente do Conselho Estadual de Juventude do RN.
O encontro foi marcado pela interação, diversão, premiações, momentos de reflexões, aplicação do questionário para levantamento diagnóstico, sorteios e entrega de um carro para as secretarias de Educação e Juventude. Dentre os muitos depoimentos proferidos pelos jovens, destaca-se as palavras da jovem Ana Maria Bezerra: “ o encontro nos favoreceu a reflexão que temos uma Gestão responsável e pronta para nos apoiar, defender, motivar a realização dos nossos sonhos, valorizando nossas origens, individualidades e potencialidades.