Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



#Assistência Social | 18 de Maio de 2020

18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse ano a campanha comemora o 20º ano de mobilização.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Neste momento de pandemia e de consequente isolamento social, é ainda mais importante a atenção ao tema, uma vez que existe a possibilidade de o agressor estar dentro da casa da criança, o que as deixa mais expostas. Da mesma forma, com as crianças e os adolescentes mais tempo em casa, eles naturalmente passam mais tempo, também, conectados à internet, o que, ressalta-se, deve ser sempre feito com a supervisão de um adulto, uma vez que os crimes sexuais na rede mundial de computadores são bastante frequentes.

Em casos de qualquer tipo de abuso e/ou violência contra crianças e adolescentes que você presencie ou seja vítima, denuncie. Além do disque 100, ha? outros canais de denúncia disponíveis para que você? possa fazer a diferença na vida de alguém.

Faça Bonito! Proteja nossas Crianças e Adolescentes.