CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO



#Saúde Pública | 22 de Setembro de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF está se engajando na Campanha do Setembro Amarelo. O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio. Atualmente, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A escolha do mês de Setembro para essa campanha se deu em decorrência do dia 10 de Setembro ser escolhido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Em decorrência do apoio a essa campanha, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou uma programação que teve início hoje com o Programa de Rádio, cuja temática principal foi abordar o suicídio e sinais de alerta que possam ajudar a previnir possíveis casos em nosso município. O programa de rádio contou com a participação da Psicóloga, Edilene Araújo, a Educadora Física, Gizelda Alves e a estudante e cantora, Catarina. Após o Programa de Rádio, houve divulgação da Campanha com entrega dos laços simbolo nas repartições públicas municipais. Seguindo a programação planejada, haverá no decorrer da próxima semana, Rodas de Conversas em todas as Unidades Básicas de Saúde com objetivo de sensibilizar a população para a temática e distribuição dos laços amarelos, símbolo da Campanha.

Nesse sentido, se você tiver pensamentos desse tipo, procure ajuda profissional o quanto antes e inicie o acompanhamento terapêutico. Nunca podemos ver o suicídio como uma saída para solução dos nossos problemas. Viver e enfrentar todas as dificuldades da vida deve ser o sentido maior da existência humana.