INICIA EM DOUTOR SEVERIANO A 1ª FORMAÇÃO DO PNAIC 2017/2018

#Educação30 de Novembro de 2017

O município de Doutor Severiano – RN, através da Secretaria Municipal de Educação realizou hoje, 30, na Escola Municipal José Neri de Oliveira, o 1º Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC dirigido a três grupos diferenciados: coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, articuladores do Programa Novo Mais Educação e gestores escolares, tendo como responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da matemática no nível recomendável para sua idade. A formação continuada no âmbito do PNAIC, orienta-se pelos princípios contidos na Resolução nº 2/2015 e na portaria nº 826, de 7 de Julho de 2017. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Encontro iniciou com o coordenador Local do PNAIC (Elder Fernandes Rego) acolhendo todos os participantes. Logo em seguida o Secretário Municipal de Educação (José Nilton de Souza) proferiu sua palavra, destacando a importância da formação para que se cumpram as metas previstas nos Planos Nacional e Municipal de Educação quanto a alfabetização dos alunos até os 8 anos de idade. Expôs o comprometimento da gestão municipal com a boa qualidade de ensino e por fim, parabenizou os professores que participarão da formação do PNAIC 2017/2018, desejando a eles muito sucesso nesta etapa e que juntos possam enriquecer ainda mais a educação municipal, pois os maiores beneficiados serão os alunos. Em seguida, o Coordenador Local do PNAIC fez a apresentação da organização do programa e o cronograma de formação do PNAIC 2017/2018, logo após encaminhou os cursistas para as salas de estudo. Dando continuidade à pauta, as formadoras locais (Simária Bento, Luzirene Lobo e Margarida Sampaio) desenvolveram várias atividades com seus respectivos grupos de estudo.